dicas da Amarelo!, sobre artes visuais

A importância do vídeo para o registro de bons momentos

Um filme conta histórias a partir da gravação de imagens fotográficas em movimento. Histórias são narrativas com início, meio e fim repletas de nuances: da introdução dos personagens, o grande momento – o que convencionamos chamar de clímax, ao seu desfecho; o tão esperado “final feliz“.

No campo da memória não é diferente. Ela é a nossa capacidade de armazenar informações e experiências, ouvidas ou vividas, e resgata-las para fins práticos e/ou subjetivos de prazer e satisfação. A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida.

A memória é uma ilha de edição

selective focus photo of black canon camera on tripod stand in front of body of water photo
A câmera como dispositivo da memória

O poeta Waly Salomão pergunta no poema “Carta aberta a John Ashbery”, do seu livro Algaravias, de 1996: “Onde e como armazenar a cor de cada instante?”. O que sabemos é que a memória seleciona experiências em nosso subconsciente e as transformam em fluxo contínuo, como uma narrativa, que segue a lógica de um filme. E este filme é capaz de despertar emoções diversas em quem o vivencia.

O
vídeo se torna, então, estímulo visual fundamental no resgate de memórias particulares e torna novamente concretas as imagens e sensações que vivemos em momentos importantes e únicos de nossas vidas. O vídeo registra os nossos bons momentos. 

A materialidade do vídeo resiste ao tempo

Além da emoção que relembrar situações felizes e compartilhadas com pessoas que marcam nossas vidas pode nos proporcionar, o vídeo tem o poder de capturar uma variedade de informações que, às vezes, no calor dos acontecimentos, nos passam despercebidas: das lágrimas e sorrisos a momentos inusitados e descontraídos.

Tudo isso armazenado em suportes físicos, materiais que resistem ao tempo e protegem o que temos de mais valioso – nossas histórias de vida. São os HDs dos nossos computadores, os pequenos pen drives, a nuvem da internet e até os famigerados DVDs. Ferramentas que nos permitem deixar à posteridade tudo aquilo que vivemos e sentimos.

Leia mais: Cinco dicas para vídeos de casamento incríveis.

Retornar à Home.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s